quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Explosões Solares e A morte do SOL

Sugiro que assistam esse documentário primeiro.

 

 Documentário do History Channel sobre as ejeções de massa coronária do Sol e o seu impacto na Terra e na tecnosfera. O filme sugere que em 2012 haverá atividade Solar extraordinariamente intensa com grandes impactos na Terra.

 

 

A morte do SOL

Será daqui a 6,5 bilhões de anos. E, quando isso acontecer, a Terra não existirá mais: terá sido consumida numa enorme nuvem incandescente.

 O mundo vai acabar daqui a 5 bilhões de anos. De que forma? O Sol engolirá a Terra. O processo será lento. Segundo as previsões dos especialistas, a estrela que rege nosso sistema planetário entrará pouco a pouco na última fase de sua vida - uma espécie de terceira idade estelar, ou, como definem os astrônomos, a fase das gigantes vermelhas - antes de apagar. Antes desse processo de envelhecimento, no entanto, o Sol passará por grandes transformações. Primeiro, ele vai se expandir e seu raio chegará à órbita de Marte, sufocando Mercúrio, Vênus e a Terra. O calor será tão intenso que inviabilizará a vida no nosso planeta.


A radiação solar será avassaladora, e as temperaturas na superfície terrestre alcançarão a marca de 700 graus Celsius. O núcleo solar vai virar uma fornalha infernal, com temperaturas de até 100 milhões de graus Celsius. Depois, ele começará a perder massa na forma de violentos ventos. O hidrogênio, até então seu elemento principal, vai se esgotar. E as reações termonucleares que fervilham no centro da estrela vão cessar. Por fim, o Sol começará a perder calor. O fim de sua vida então estará próximo: ele se tornará uma estrela fria, ou anã branca, como dizem os astrônomos. Seu núcleo terá apenas metade da massa que tem atualmente. E o raio, que hoje é de 700 mil km, cairá para ínfimos 12 mil km.

Segundo especialistas, o Sol vai morrer pacificamente, aos poucos, daqui a uns 6,5 bilhões de anos - cerca de 1,5 bilhão de anos depois da extinção da Terra.

Ele é a estrela de nosso sistema, exerce fantástica influência sobre os planetas à sua volta e, o mais importante, sua radiação derreteu as camadas de gelo que cobriam a Terra, o que, há cerca de 3 bilhões de anos, deu o pontapé inicial para que a vida começasse a pulular pelos oceanos. Sem o Sol, nenhuma forma de vida teria vingado na Terra. E, como é a estrela mais próxima da Terra (em média, 150 milhões de quilômetros nos separam), entender os fenômenos que regem seu comportamento constitui a base de todo o edifício do conhecimento da evolução estelar.

Maiores informações no link abaixo:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/sol_morte

Minha opinião:

Bom, ela nunca vale muito, mas mesmo assim vou falar.

Começarei já sobre as inversões dos Pólos, pois não comentei nada sobre isso.

Eu não acredito. Se acontecer... Bom, paciência (hauhauhauha).

Sobre as explosões, isso sim me preocupa de certa forma. Se algo acontecer como mostra

o vídeo, o mundo viraria um caos total. Bem que isso é meio ligado às inversões dos pólos, mas eu não creio muito nas profecias maias.

Mas como nada posso dizer de certeza agora, basta esperarmos para ver. Enquanto isso não acontece, continuarei vivendo a minha vida, pois já nem sei quanto de tempo me resta.

2 comentários:

  1. "caramba cara"

    Se a tecnologia acabar os cientistas teram q torras os neuronios para achar meios alternativos para substituir as coisas^^.

    Fiko imaginando como gente feito paris hilton,vai conseguri viver sem luz,agua quente ,microondas etc..

    ahahahahahaha

    to zuando^^mas eh a verdade^^,antigamente n existia mt coisa,e o povo conseguia,mas a nossa geraçao n está preparada^^.estamos acostumados c pcs,internet,luz ,celular etc...
    Um mundo entraria em caos sim^^.
    Imagina qnts fanaticos religiosos apareceriam dizendo q eh o fim do mundo^^

    Eu como td mund to torcendo p q chega apenas o lado mais pessimista da teoria^^.

    perera prometo q assim q minha net n estiver tao lerda eu vejo o video^^o/


    bjus^^

    ResponderExcluir
  2. torrar*




    O Mundo*


    para que seja*

    ResponderExcluir